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O BUSQUEBUS ESCLARECE SUAS DÚVIDAS!

É SEGURO COMPRAR NA BUSQUEBUS?
Para proteger todos os seus dados, a BUSQUEBUS conta com os principais sistemas de segurança:

Certificado de segurança SSL da Comodo (uma das maiores empresas certificadoras do mundo). Tal certificado garante que todos os seus dados pessoais tais como, endereço de entrega, dados de cartão de crédito e histórico de pedidos, jamais sejam divulgados. Essa tecnologia também impede que o trânsito de informações seja acessado por terceiros.

Certificado do Site Blindado. Comprova que seu site está seguro, através da avaliação em tempo real de possíveis vulnerabilidades.

Com efeito, a BUSQUEBUS se preocupa com a privacidade e a segurança das transmissões já que tanto a BUSQUEBUS como o Usuário reconhecem que a Internet, enquanto rede mundial de computadores a qual qualquer pessoa pode ter acesso, não é um meio totalmente seguro. Para tanto disporá de recursos técnicos que visam evitar ou atenuar os riscos inerentes à Internet. Por outro lado, a fim de potencializar a segurança no Site, A BUSQUEBUS enfatiza que determinados atos, incluindo, entre outros, o uso com propósitos ilegais, informações ou corrupção de dados, violação de direitos intelectuais ou de autoria, envio de mensagens ameaçadoras, conteúdo racista ou pornográfico, interferência ou interrupção dos serviços prestados pelo Site e/ou qualquer tentativa de espalhar quaisquer vírus ou programas indesejáveis poderá resultar na rescisão imediata de qualquer relação entre A BUSQUEBUS e o Usuário, sem prejuízo das combinações legais cabíveis.

COMO SEI SE MINHA PASSAGEM ESTÁ CONFIRMADA?
O voucher de compra é um resumo do seu pedido, recebido no e-mail registrado na hora da compra, que comprova a compra e o pagamento de sua passagem. Porém ele não serve como passagem, ou seja, o passageiro terá que retirar a passagem no guichê da empresa de ônibus antes do embarque.
COMO RETIRO MINHA PASSAGEM
Para retirar sua passagem, você deverá ir até o guichê da companhia na rodoviária e apresentar um documento original com foto (RG ou CNH), o mesmo preenchido no momento da reserva de poltronas. É recomendado, no dia da viagem, chegar na rodoviária com 1 (uma) hora de antecedência do horário de embarque*. Algumas companhias já possuem guichês especiais para a retirada de passagens compradas pela internet, o que deixa a operação muito mais rápida. Vale lembrar que em datas comemorativas como Carnaval, Natal e Réveillon, os terminais ficam mais movimentados e o indicado é chegar com mais antecedência na rodoviária para evitar imprevistos.

*Verifique o horário de funcionamento do guichê diretamente com companhia.

PRECISO APRESENTAR O VOUCHER PARA RETIRAR A PASSAGEM?
Não. Você só precisa apresentar, no guichê da empresa de ônibus, o documento original com foto que foi informado no momento da reserva da poltrona na compra da passagem.
ACOMPANHAMENTO DOS MEUS PEDIDOS
Sim, disponibilizamos todas as informações na página de Atendimento dentro de nosso site. Insira o número do seu pedido (composto por 8 caracteres. Ex: Q9X5GH22) fornecido na tela de confirmação e o e-mail utilizado na compra, na área de Meus Pedidos, dentro da página de Atendimento, para ter acesso às informações.
OUTRA PESSOA PODE RETIRAR A PASSAGEM EM MEU NOME?
Não. A passagem só pode ser retirada pelo próprio passageiro, que deve apresentar no guichê da empresa de ônibus o documento original informado no ato da compra.
POSSO TRANSFERIR MINHA PASSAGEM PARA OUTRA PESSOA?
Sim, é possível desde que o titular da passagem compareça ao guichê da empresa de ônibus acompanhado do viajante que irá utilizar a passagem. Ambos deverão estar munidos de seus documentos originais com foto (sendo que o titular da passagem deve apresentar o mesmo documento fornecido na compra da passagem).
CANCELAMENTO DE PASSAGEM
O cancelamento deve ser feito até 5 (cinco) horas antes do horário de embarque (Após esse período, ficará a critério da companhia realizar ou não cancelamento). Para realizá-lo, basta entrar no site, ir na aba Meus Pedidos, preencher com o Número do Pedido e o E-mail cadastrado no ato da compra, para receber o e-mail de "solicitação de cancelamento". Ao abri-lo, confirme clicando no botão "Cancelar Pedido".

Caso você tenha dúvidas sobre como cancelar seu pedido, entre em contato conosco através do botão "Formulário de Atendimento", também disponível na página de Atendimento. Lembrando que a Equipe fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados.

Importante

O procedimento de cancelamento não se aplica às viações Progresso e Cruzeiro. Para realizá-lo, compareça no guichê da respectiva viação com até 3 (três) horas de antecedência.

Central de Atendimento (Progresso): 0800 886 1000
Central de Atendimento (Cruzeiro): 0800 766 9000

TROCA DE PASSAGEM
Para trocar a passagem, o passageiro precisa entrar em contato com o guichê da viação com 03 (três) horas de antecedência ao embarque desejado, após esse período ficará a critério da companhia realizar ou não a troca.A exceção é para viagens intermunicipais (viagens para dentro do estado): até 1 (uma) hora antes do horário da partida do ônibus, a troca do bilhete de passagem intermunicipal é permitida, para qualquer linha, seção e categoria, sem custo e com restituição, ou cobrança da diferença se houver; após o horário previsto para a partida do ônibus (resolução contratual), a troca do bilhete de passagem não será mais permitida.

* Procederá à troca do bilhete de passagem intermunicipal, observando a validade temporal de 01 (um) ano, de acordo com a Lei Federal nº. 11.975, de 07 de julho de 2009, para todos os consumidores que, com antecedência mínima de 1 (uma) hora do horário da partida do ônibus, realizarem à devida comunicação em uma das agências desta Permissionária acerca da sua pretensão de não realização da viagem. (Lei Federal nº. 11.975/2009 c/c § 3º2, do art. 56, do Decreto DETRO/RJ nº. 3.893/81).

Interestadual (viagens para fora do estado): Resolução 4.282 da ANTT(Agência Nacional de Transportes Terrestres). Art. 7º Os Bilhetes de Passagem terão validade máxima de um ano, a partir da data de sua primeira emissão, independentemente de estarem com data e horário marcados.

POSSO ESCOLHER MEU ASSENTO?
Sim. As empresas disponibilizam quais assentos estão à venda, tornando possível a escolha de uma poltrona de acordo com a preferência do(s) passageiro(s) no ato da compra. Lembrando que as empresas de ônibus reservam-se o direito de bloquear a marcação antecipada de assentos, assim como cancelar ou alterar os assentos reservados sem aviso prévio.
SOU MENOR DE 16 ANOS. POSSO VIAJAR SOZINHO?
Sim, mas existem algumas condições.

Menores de 6 a 16 anos podem viajar acompanhados por parentes de até 3º grau (mãe, pai, bisavós, avós, tios, irmãos ou sobrinhos maiores de 18 anos, além de guardião ou tutor legal), desde que seja comprovado o parentesco por documentação.

Caso não exista parentesco entre o menor de 16 anos e o acompanhante, deverá ser apresentado uma autorização escrita e assinada pelo pai ou pela mãe, com firma reconhecida.

Crianças e adolescentes menores de 16 anos não podem viajar desacompanhados dos pais ou responsáveis sem autorização judicial. Antes isso valia apenas para crianças abaixo de 12 anos, mas uma mudança de lei recente aumentou a idade para 16 anos. Essa autorização deve ser feita de próprio punho e precisa ser autenticada em cartório.

A carteira de identidade ou certidão de nascimento original e autorização judicial caso o menor viaje desacompanhado são os documentos necessários para viagens de menores de 16 anos. Se a criança for acompanhada, só precisa da carteira de identidade ou certidão de nascimento original.

Adolescentes maiores de 16 anos podem viajar desacompanhados, lembrando sempre que precisam estar com o documento de identificação.

TRANSPORTE DE ANIMAIS
É possível realizar o transporte de animais em viagens de ônibus. Entretanto, nem todas as empresas de ônibus permitem o transporte, como, por exemplo, a viação Penha (permitido apenas o Cão-guia sob Lei 11.126/2005).

Os passageiros de ônibus rodoviários podem viajar com animais domésticos desde que não prejudiquem o conforto e comodidade dos outros passageiros. As condições para o transporte de animais podem variar de viação para viação, como ocorre com a viação Princesa dos Campos e com a viação Cantelle. Para maiores informações, pedimos para que consultem o site oficial da viação desejada.

Condições comuns:

Apenas tem autorização para o embarque cães e gatos de pequeno e médio porte.
O passageiro deve apresentar obrigatoriamente documento assinado por médico veterinário, atestando boas condições de saúde do animal. Este atestado tem validade de 10 dias e, caso a viagem ultrapasse este tempo, será necessário providenciar outro atestado no local de destino.
O passageiro deve apresentar a carteira de vacinação do animal atualizada;
O transporte deve ser feito em contêiner feito de fibra de vidro ou similar, garantindo as condições de higiene, segurança e conforto do animal.
O contêiner deverá ficar no assoalho do ônibus, próximo ao passageiro, não ocupando o espaço físico de outras poltronas ou corredor;
O contêiner deve estar em boas condições de higiene e, se necessário, nas paradas deve ser feita nova higienização.
O animal deve ficar confinado no contêiner ao longo da viagem (exceto nas paradas, quando pode deixar o veículo e o contêiner).
Se a empresa assim desejar, poderá ser cobrada tarifa pelo assento a mais utilizado para o transporte de animal;
Caso o ônibus disponha de compartimento isolado apropriado, com boas condições de iluminação, ventilação e segurança, os animais podem ser transportados neste espaço.
Os animais não podem viajar com patas atadas ou outro método que produza sofrimento ou estresse.
O animal poderá ser sedado durante a viagem, segundo orientação de um médico veterinário.
Não é permitido o transporte de animal que por sua espécie, tamanho, ferocidade, peçonha ou saúde, comprometa o conforto e a segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros.
Apenas será permitido o transporte de aves e animais silvestres com autorização do IBAMA.

LIMITE DE BAGAGEM
No bagageiro são permitidos até 30 kg de peso total e volume máximo de 300dm³.

No porta-embrulhos são permitidos 5 kg de peso total com dimensões que se adaptem ao porta-embrulhos, desde que não sejam comprometidos o conforto e a segurança do cliente.

Excedida a franquia acima, haverá cobrança pelo excesso de bagagens.

É vedado o transporte de materiais considerados perigosos.

Caso haja extravio ou dano em suas bagagens, você tem direito a uma indenização da companhia de ônibus.

PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS
Sim. Você consegue comprar sua passagem online, mas aconselhamos que entre em contato com a companhia responsável pela viagem para que possa ser atendido no momento do embarque.

Lembrando que os passageiros portadores de deficiência (física, mental, auditiva ou visual), que tenham renda per capita de até 1 salário mínimo, terão o direito de reservar 2 vagas gratuitas em cada veículo do tipo convencional. O benefício é válido para todos os dias e horários.

Para garantir o benefício é necessário solicitar ao Ministério dos Transportes o Passe Livre.

GRATUIDADE PARA IDOSOS
De acordo com o Estatuto do Idoso, as companhias são obrigadas a reservar 2 (duas) poltronas gratuitas para passageiros com idade mínima de 60 anos e renda igual ou inferior à 2 (dois) salários mínimos. Caso as poltronas estejam ocupadas, as viações devem conceder desconto mínimo de 50% na compra das passagens.

Essas condições devem ser verificadas diretamente no guichê da companhia.

GRATUIDADE PARA CRIANÇAS
Crianças menores de 6 anos não pagam passagem desde que a viagem seja feita no colo do responsável. Entretanto, a partir dos 6 anos completos é obrigatório a compra do bilhete no valor integral.

Se este for viajar em companhia dos pais, avós ou outros parentes amparados pela Lei, é obrigatório a apresentação do seguinte documento:

O Registro de Nascimento ou Carteira de Identidade do menor, original ou cópia autenticada, para o embarque do mesmo.
Caso contrário, além de apresentar um dos documentos citados, ainda será necessário Autorização Judicial.

TENHO DIREITO AO SEGURO?
Sim. Você viaja amparado pelos seguros DPVAT (Danos Pessoas Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) e de Responsabilidade Civil.
DOCUMENTOS PARA DESTINOS INTERNACIONAIS
A documentação necessária é a seguinte:

- Brasileiros

Adultos: RG ou Passaporte,
Menor(es) de 18 anos acompanhado dos pais ou responsável legal: RG ou Passaporte (não serve a certidão de nascimento),
Menor(es) de 18 anos desacompanhado dos pais: RG ou Passaporte, (não serve Certidão de Nascimento) e autorização dos pais com foto e expedida pelo juizado de menores.
- Outras Nacionalidades:

Estrangeiros (turistas) devem apresentar o passaporte para embarcar.
Estrangeiros residentes no país, RNE e Passaporte.
Estrangeiros com vistos vencidos deverão encaminhar-se até a Polícia Federal.
Para retirar passagem em trechos internacionais é necessário apresentar documentos originais dos passageiros.

ID JOVEM OU DESCONTO ESTUDANTIL
Ainda não conseguimos conceder este benefício. Para a utilização da Meia-Estudante é necessário que o estudante verifique a disponibilidade na própria companhia de ônibus.

Já para os jovens de baixa renda, entre 15 e 29 anos, são reservadas duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto mínimo de 50% em cada veículo. Para a validação deste benefício é necessário apresentar o "Bilhete de Viagem do Jovem”, que pode ser solicitado no site: https://idjovem.juventude.gov.br/.

TELEFONE DAS EMPRESAS DE ÔNIBUS
Empresa de ÔnibusTelefone ou site
Viação 10010800-941-3334 ou 4004-5001
Viação Açailândia0800 888 0899
Viação Águia Branca0800 725 1211 ou 4004-1010
Viação Atual(11) 2404-8499
Viação Boa Esperança(91) 3266-0033
Viação Bragança0800 888 0809 // 0800 880 0144 // (11) 3950-8000
Viação Brasil Sul0800 400 9999 - Whatsapp: (43) 98416-0013
Viação Brisa0800 766 1000
Viação Breda0800 779 4990
Viação Catarinense0800 470 470 ou 4002-4700
Viação Cidade do Aço0800-8861000
Viação Cidade Sol0800 284 9900
Viação Cometa0800-942-0030 ou 4004-9600
Viação Costa Verde(21) 3622-3123 ou (21) 3907-3900
Viação Cruzeiro do Sul(67) 99961-3514
Viação Danúbio Azul(11) 3950-800
Viação Empresa Cruz0800 555 234 ou (16) 3311-4000
Viação Emtram0800 55 0220
Viação Estrela0800 940 8090 // 0800 940 5525 (pessoas com deficiência auditiva e fala)
Viação Eucatur0800 45 5050 ou 0800 69 0800
Viação Expresso Adamantina(18) 3822-2044 // (18) 3822-2043
*Viação Expresso Brasileiro0800 725 1211 ou 4004-1010
Viação Expresso do Sul0800-942-0030 ou 4004-9600
Viação Expresso Joia0800-880-2006 ou (15) 3232-8400 // (15) 98125-9000 (WhatsApp)
Viação Expresso Luxo(11) 3661-6553 // (11) 5016-4895 // (13) 3219-2949 // (13) 3219-7079
Viação Expresso Maringa0800 646 2423
Viação Expresso São Luiz(62) 3272-2300
Viação Fretcar0800 400 7090 ou (43) 98416-0013 // (85) 3402-2244
Viação Garcia0800 400 7090
Viação Gardênia0800 030 2000 ou 0300 313 20 20
Viação Guanabara0800 728 1992
Viação Guerino Seiscento0800 770 0600
Viação Helios0800 642 1922
Viação Ipe0800 771 0708
Viação Itapemirim0800 723 2121
Viação JBL0800 648 4440
Viação Kaissara0800 723 2121
Viação Lira Bus(19) 3733-5000
Viação Lopes Sul0300 210 1800 // 0300 789 8803 // 0800 609 1800
Viação Manoel Rodrigues(14) 3733-1100
Viação Ouro e Prata0800 051 6216
Viação Paraibuna0800 880 2006
Viação Pássaro Marron0800 285 3047
Viação Pássaro Verde(31) 3073-7575 (passagens intermunicipais) // 0800 033 7575 (passagens interestaduais) // 0800 724 4400 (ouvidoria)
Viação Penha0800 646 2122
Viação Planalto0800 604 1832 ou (55) 3220-7470
Viação Planeta(27) 3223-6126
Viação Pluma(41) 3564-5500 // 0800-0950836
Viação Princesa dos Inhamuns(85) 3402-6060
Viação Princesa dos Campos0800 42 1000 // 0300 3133 667
Viação Princesa Do Vai0800 645 4400
Viação Princesa Morena(91) 3246-8866
Viação Princesa do Norte0800 644 4033
Viação Progresso Recife0800 766 9000
Viação Rápido Brasil0800 771 1126
Viação Rápido CampinasAcesse aqui
Viação Rápido Federal0800 085 8830
Viação Rápido Marajó0800 887 0874 ou (62) 3229-1797
Viação Rápido Sumaré(19) 3883-3654 // (19) 3623-4000
Viação Rápido Ribeirão Preto0800 942 0030 / 4004 9600
Viação Real Alagoas0800 8880809
Viação Real Expresso0800 085 8830
Viação Reunidas(18) 2102-4420
Viação Reunidas Paulista(18) 2102-4420
Viação Rio Doce0800 111 2121
Viação Rode Rotas0800 940 8090
Viação Rota0800 284 9900
Viação Rotas0800 940 8090 ou 4020-0800
Viação Rápido Ribeirão0800-942-0030 ou 4004-9600
*Viação Salutaris0800 725 1211
Viação Sampaio0800 886 1000 // 0800 883 8830 ou (21) 3907-3900 // (21) 4020-0800
Viação Sandra(31) 3763-2431 // (31) 3201-2512
Viação Santa Cruz0800 888 0899
Viação Santa Fé(31) 3469 6450 // WhatsApp (31) 99501-5984
Viação Santana(71) 3450-4951 // (71) 3450-5614
Viação Santo Anjo0800 877 3000 ou (48) 98824-2541
Viação São bento0800 872 1313
Viação São Cristovão0800 880 2006
Viação Saritur0800 039 88 46
Viação Satélite0800 707 3838 ou (62) 99932-1042
Viação Serro0800 283 8502
Viação Sertaneja0800 880 2007
Viação Sete lagoano(31) 3073-7575
Viação Suassui(33) 3277-9898
Viação Teresópolis0800 8861000
Viação Total0800 085 8281
Viação Transnorte0800 283 9900
Viação Transpen(15) 3532-8400 (para trechos no estado de São Paulo) // 0800 880 2006 // (15) 98125-9000 (whatsapp)
Viação Ultra0800 771 1126
Viação UneSulViagens dentro do RS: 4020 9928 // Viagens para outros estados: 0800 645 9007
Viação União0800 942 3061
Viação Unida0800 880 2006
Viação Util0800 866 1000 // 0800 883 8830
Viação VB Transportes(19) 3733-5000
Viação Verde(65) 3316-7500
Viação Via Sul0800 8801315
Viação Motta0800 728 9898
Viação Nacional Expresso0800 940 8090

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